História da Linha do Douro

 Todas as imagens neste post estão legendadas com a informação necessária.

Túnel da Valeira. (foto da minha autoria, não estando autorizado a partilha e edições da mesma sem o meu consentimento, podendo eu avançar com processo legal contra quem use as minhas fotos sem a minha autorização, para ter permissão envie mensagem privada para facebook.com/tagenialptoficial e aguarde pela resposta.)


O Planeamento da Construção da Linha de Caminho-de-ferro do Porto ao Pinhão.

O Rio Douro foi a principal via de comunicação e de comércio entre o Alto-Douro e o Porto.
Desde a ocupação romana, já existia atividade na Região do Alto-Douro. Apesar da sua importância, o rio foi sempre difícil de navegar, sendo que um dos passos mais importantes para permitir a navegação até à fronteira com Espanha em Barca D'Alva, foi a demolição do Cachão da Valeira.
Em 1867, o Estado Português apresentou às Câmaras os projetos para a construção de várias linhas férreas em bitola Ibérica, ligando o Porto a Braga e à fronteira com Espanha através de Valença na Linha do Minho e do Porto ao Pinhão. A 14 de Junho de 1872, iniciaram-se as obras da construção da Linha do Minho e a realização dos estudos para a Linha do Douro, onde foi esclarecido que a linha tinha obrigatoriamente de passar em Penafiel. 

Ao todo a Linha do Douro, tem uma extensão de 192kms (Ermesinde a Barca D'Alva), inicio em Ermesinde. Apesar de ser em Ermesinde o inicio da Linha Douro, entre Porto - Campanhã e Ermesinde, a REFER decidiu que entre Porto e Ermesinde a Linha do Douro e a Linha do Minho teriam PK (Ponto Quilométrico) partilhado, atingindo então o PK 8 em Ermesinde, onde ambas se separam, mesmo sendo Ermesinde marca o PK 0 da Linha do Douro, mas a quilometragem é sempre a contar apartir de Porto - Campanhã, até ao Pk 200 em Barca D'Alva.

As obras da Linha do Douro, tiveram inicio no dia 8 de Julho de 1873, a 30 de Julho de 1875 entrou ao serviço o troço Ermesinde - Penafiel e em Dezembro desse mesmo ano ter entrado ao serviço o troço até Caíde.

Antiga Estação Ferroviária de Penafiel. (mapio.net)

No Século XX, havia uma linha secundária em Penafiel que vai ficar para um outro post.

Como já referido neste post, o troço Penafiel - Caíde abriu em Dezembro de 1975.
A 18 de Outubro 1877, abriu o troço Caíde - Juncal, troço este que foi um dos mais demorosos, devido à necessidade de construção não só de viadutos, mas também de túneis, sendo o Túnel da Tapada (Túnel de Caíde) o mais extenso neste troço.
15 de Julho de 1879, foi aberto o troço Juncal - Régua, este troço além de conter numerosos túneis e viadutos, é um dos mais belos trechos ferroviários, onde se pode vislumbrar não só o Rio Douro, mas também várias quintas vinhateiras.
Antes da chegada do comboio (ferroviário), já existia um comboio americano (diligências).
Estava planeado em construír uma linha entre Chaves e Viseu em bitola Ibérica, tal engenho que não foi para a frente, mas foi construído um viaduto que ia ser usado para o serviço dessa linha, entretanto foi construída a Linha do Corgo em via estreita (1 metro) a ligar Régua e Chaves (História desta linha fica para um outro post).

Estação Ferroviária da Régua. (Wikipedia)

Em 1880 foram abertos os troços:
Régua - Ferrão (4 de Abril)
Ferrão - Pinhão (1 de Junho)


Estação Ferroviária do Pinhão. (portaldeportugal.com)

Ligação Internacional e o Encerramento dos troços Barca D'Alva - La Fuente de San Estebán-Boadillha e Pocinho - Barca D'Alva.

Com a conclusão do troço Ferrão - Pinhão, ficou concluído o principal propósito da Linha do Douro, que era ligar o Porto a esta Região, mas nessa altura foi pensada na continuação da Linha do Douro até à fronteira com Espanha em Barca D'Alva.
A 23 de Julho de 1883, foi decretado da construção da Linha do Douro entre o Pinhão e a fronteira em Barca D'Alva.
A 1 de Setembro de 1883 a linha foi aberta até ao Tua, chegou ao Pocinho no dia 10 de Janeiro de 1887 e a 9 de Dezembro de 1887 a Barca D'Alva, no mesmo dia do troço Internacional Barca D'Alva - La Fuente de San Estebán - Boadilla, permitindo a ligação da Linha do Douro à rede espanhola, tendo-se iniciado de imediato serviços diretos entre Porto e Salamanca e Paris. O troço entre Barca D'Alva e a La Fregenda, foi construída e financiada pelos portugueses

Estação Ferroviária de Barca D'Alva. (pt.wikiloc.com)

A estação de Barca D'Alva disponibilizava na altura de uma sala de espera, sala de telégrafo, cantina, restaurante, duas agências de viagens (uma portuguesa e outra espanhola) e uma estalagem. Continha também um cais de mercadorias e posto de manutenção.
Nos finais de 1968 verificou-se uma enorme falta de locomotivas no Norte de Portugal, devido ao atraso da entrega das locomotivas a diesel da série 1400, tendo então a CP ter ido buscar locomotivas a vapor que ainda circulavam no Sul de Portugal para o depósito de Contumil, para mais tarde fazerem serviços nas linhas do Douro e do Minho.

Em 1984, o governo espanhol aprovou o decreto de encerramento de várias linhas férreas, incluindo a linha entre La Fuente de San Estebán-Boadilla e La Fregeneda, devido à fraca procura de passageiros, no dia 1 de Janeiro de 1985 foi encerrada a linha entre La Fuente de San Estebán-Boadilla e La Fregeneda, sendo que no mesmo dia foi também encerrado o troço La Fregeneda - Barca D'Alva, sendo este a segunda ligação que a Linha do Douro perdia (no final da década de 1920 já tinha perdido a ligação à Linha de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios).
Em 1988 foi encerrado troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca D'Alva, sendo que semanas antes já havia sido encerrada toda a Linha do Sabor que ligava o Pocinho a Duas Igrejas-Miranda do Douro. 1988 foi então um ano muito triste não só para as populações, mas também para a aldeia do Pocinho que viu as duas ligações ferroviárias serem encerradas e abandonadas.

A Modernização da Linha do Douro entre Ermesinde e o Marco de Canavezes e o futuro da linha.

Na década de 1990 a Linha do Douro foi alvo de profundas obras de modernização, duplicação e eletrificação.
A 15 de Setembro de 1995 essas obras foram inauguradas no troço Ermesinde - Valongo, seguindo até Cête a 26 de Setembro de 1999. 
As obras incluíram a construção de uma nova estação de Penafiel e remodelação na Estação de Caíde.
Os serviços Urbanos do Porto passaram a ser até Caíde e quem quisesse ir até uma estação depois de Caíde, teria de embarcar no Porto em um comboio a diesel ou fazer transbordo de comboio elétrico para um comboio diesel.
Em 2008 foi encerrado o que restava da Linha do Tua e em 2009 foram encerrados o que restavam das Linhas do Corgo e do Tâmega, tendo então a Linha do Douro perdido todos os tributários de via estreita que até então ainda resistiam (escreverei o porquê em um outro post).
Em Agosto de 2009 foi anunciado a intensão de reabrir o troço entre Pocinho e Barca D'Alva, mas as obras nunca arrancaram.
Em 2018, o grupo de entusiastas chamado The Brave Ones (cliquem no nome do grupo para acederem ao facebook deles e cliquem neste texto para aceder ao site deles.), revitalizaram o troço da Linha do Douro entre o Pocinho e o Côa, com limpezas da via, manutenção de carris, etc. Em 2020, eles realizaram a primeira viagem entre Pocinho e Côa ao fim de 30 anos após o encerramento do troço da Linha do Douro entre Pocinho e Barca D'Alva, podem assistir ao vídeo deles já aqui em baixo.


Caracterização:

Traçado: A Linha do Douro acompanha, em grande parte do seu percurso, o Rio Douro.
Obras de arte: A Linha do Douro tem 23 túneis e 35 pontes.

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